sexta-feira, 14 de junho de 2013

Campeonato da Europa Triatlo Junior na Turquia

O Campeonato da Europa de Triatlo Juniores Femininos realizou-se no dia 14 Junho pelas 11h00, em Alanya na Turquia.

Na manhã de 6ªf, alinharam à partida 58 atletas para o Campeonato da Europa de Triatlo Feminino escalão júnior. As quatro representantes das cores nacionais foram a Ana Ramos, Andreia Ferrum, Luísa Condeço e Melanie Santos.

Várias quedas e calor intenso marcaram este Campeonato da Europa de Triatlo.

A Ana Ramos terminou os 750 metros de natação distanciada apenas 8 segundos da primeira a atleta a sair da água, a russa Anastasia Gorbunova, conseguindo assim integrar o primeiro pelotão de ciclismo composto por cerca de uma dezena de triatletas.

À terceira volta deu-se a queda que mais afetou as ambições nacionais:  Ana Ramos caiu e viu-se arredada da luta por um lugar de destaque, enquanto que as outras atletas nacionais, embora não tivessem caído, ficaram também um pouco "retidas" no meio da confusão gerada. Este grupo restrito acabou por ganhar uma vantagem que seria decisiva.

Na setor da corrida a Ana Ramos teve ainda de cumprir uma penalização de 10 segundos na penalty box, pois terá iniciado o setor de ciclismo antes da linha permitida.

Afastada da luta pelos principais lugares, a combativa Ana Ramos, não baixou os braços e ainda conseguiu a 26ª posição.





No domingo, último dia dos Campeonatos da Europa foi realizada a prova de estafeta por equipas.

A distância a cumprir por cada elemento eram 300 metros de natação, 8Km de ciclismo e 2Km de corrida.

A seleção nacional foi representada pelos seguintes atletas, com a seguinte ordem de partida:  Luísa Condeço,  Alexandre Nobre,  Ana Ramos e David Luís.

A Ana Ramos apesar ainda de estar algo debilitada, devido à queda na prova de 6ªf, foi selelecionada para a estafeta.

A primeira atleta nacional passou o testemunho ao Alexandre Nobre, que após cumprir o mesmo percurso, passou o testemunho à Ana Ramos. Nesta fase da prova, as equipas estavam cada vez mais separadas e Ana Ramos conseguiu andar bem sozinha, recuperar posições, e passar o testemunho na 6ª posição. No último percurso, David Luís continuou com uma boa prestação, levando Portugal a subir mais uma posição. Portugal terminou em 5º lugar.

Ana Ramos num momento de lazer bem merecido
 Parabéns à atleta por mais esta excelente prestação.

Sem comentários:

Enviar um comentário